sábado, 17 de abril de 2010

Estruturalismo, E. B. Titchener.



Sobre E. B. Titchener.


Edward Bradford Titchener (1867 – 1927) foi um psicólogo estruturalismo britânico. Estudou em Leipzing, Alemanha como o mestre Wundt. Voltou para o Reino Unido e Tentou divulgar a nova psicologia, mas esta não foi aceita pelos demais filósofos da época. Isso o levou aos Estados unidos onde alunos de todo o pais vinham ouvir e estudar sua nova psicologia.

Estruturalismo

O estruturalismo define a psicologia como ciência da consciência ou da mente, definição herdada de Wundt. Mostran-nos que a mente seria a soma dos processos mentais. Titchener afirmava que cada totalidade psicológica compõe –se de elementos. O objetivo da psicologia seria a tarefa de descobrir quais são os elementos mentais, o conteudo e a maneira pela qual se estrutura. Três parâmetros estão em relação ao objeto: “oque e?” através da analise se chega aos componentes da vida mental; “o como?” a síntese mostra como os elementos estão associados e estruturados e que leis determinam essas associações; e “por que”- investiga a causa dos fenômenos. Titchener afirma que, embora o sistema nervoso não seja a causa da mente, pode ser usado para explicá-la.Titchener considera que os elementos ou as unidades que compõem o conteúdo da mente são as sensações, as imagens, as afeições e os sentimentos. Usa-se a introspecção para chegar a eles, através de uma observação: a atenção do fenômeno.

Estruturalismo , E.B. Titchener .


Edvward B. Titchener alterou o sistema de Wundt, enquanto jurava ser um legal seguidor, um discipulo obediente. Mas como ser criativo, ele trangredia com fundamentacao seu proprio mestre. Ele propos uma nova abordagem que designou estruturalismo. Afirmou entao o estruturalismo apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt.
Entretanto, os dois sistemas sao diferentes e o rotulo de estruturalismo so pode ser aplicado a concepcao de Titchener.
Assim, o estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a primeira escola de pensamento no campo da Psicologia. Para Wundt a mente tem o poder de sintetizar espontaneamente elementos. Enquanto que E. B. Titchener se centrava nos elementos que compoem a estrutura da consciência, desvalorizando a sua associação e postulando que a tarefa fundamental da Psicologia e a de descobrir a natureza das experiências conscientes elementares ou seja analisar a consciência na suas partes constituintes para assim determinar a sua estrutura.O metodo de Titchener consistia no seguinte: os observadores descreviam o seu estado consciente apos submetidos a um dado estimulo como engolir um tubo de borracha por exemplo, (Historia da psicologia Cap 05; Schutz , Duane; 09 edicao 2009).
O objeto de estudo sendo a experiencia enquanto depedente das pessoas que passam por ela, exemplificando; a luz e o som sao estudados por fisicos e psicologos. Como os fisicos estudam? Eles veem esses fenomenos da pespectiva dos processos fisicos envolvidos. Esses fenomenos nao necessitam que as pessoas passem pela experiencia. Tais fenomenos sao considerados como independents da experiencia das pessoas. Enquanto Psicologos ao contrario dos fisicos, estudam os fenomenos e sensacoes, em termos do modo como sao vivenciados pelo individuo. Titchener define a consciencia como a soma de nossas experiencias em um dado momento de tempo, sendo a soma das nossas experiencias acumuladas ao longo da vida. Para tal a cosnciencia envolve processos mentais que ocorrem no momento. Ja a mente envolve o acumulo total destes processos.
No caso os Problemas , finalidades da Psicologia para Titchener seriam:


Reduzir os processos conscientes nos seus componentes mais simples;
Determinar as leis mediante as quais esses elementos se associam;
Conectar esses elementos as suas condicoes fisiologicas.

Assim, as metas da psicologia estrutural de Titchener coincide com as das ciencias naturais.

Reacoes ao Estruturalismo.

Hoje o estruturalismo tem sido substituido por abordagens como o pos-estruturalismo e desconstrutivismo. Ha muitas razoes para isso. O estruturalismo tem sido frequentemente criticado por ser nao historic e por favorecer forcas estrurais deterministas em detrimento a habilidade de pessoas individuais de atuar. Enquanto a turbulencia politica dos anos 60 e 70 (e particularmente os levantes estudantis d emaio de 68) comecou a afetar a academia, questoes de poder e briga politica tornaram-se o centro das atencoes da populacao. No final do seculo o estruturalismo era visto historicamente como uma importante escola de pensamento, mas eram os movimentos que ele gerou, e nao o proprio estruturalismo, que de detinham a atencao.



Bibliografia; Historia da Psicologia Moderna; Shultz, Duane , 09 edicao, 2009.



Nei Lopes
Estudante de Psicologia , Uninorte - Manaus

Um comentário:

  1. Nei, gostaria de saber a relação entre o estruturalismo e a fita de Moebius referenciada na imagem.. Agradeço!

    ResponderExcluir